16.1.11

Movies that rock

Taí, uma lista que acho muito interessante de se fazer: filmes que retratam bem o rock. Vi alguns desses, e a maioria são bons. Desde histórias de bandinhas que começam na garagem e viram febre nas rádios (perfeito pra Sessão da Tarde), até filmes mais escrachados, com histórias fictícias, os filmes que tem como tema o rock sempre tem pelo menos a garantia de uma boa trilha sonora. Segue ai cinco bons filmes que vi que representam isso.

O Roqueiro (The Rocker, 2008)


Conta a história de um baterista, que é chutado de sua banda por causa do empresário. A banda vira um sucesso mundial, e o cara (Rainn Wilson), não querendo ficar atrás, acaba montando sua banda, com seu sobrindo, e mais uns amigos dele. O estilo um tanto quanto excêntrico assusta os garotos, mas eles arriscam. É um bom filme, bem engraçado, mas que segue um roteiro bem padrão, peca um pouco na 'mesmice': o final vai chegando e você já sabe o que vai acontecer, mas vale a pena o tempo investido.


Escola de Rock - (School of Rock, 2003)


Estrelado por Jack Black, faz bem o tipo da Sessão da Tarde: 'Esse gordinho irado vai aprontar altas confusões numa escola muito louca com uma galerinha do barulho, num clima de muita azaração!'. Ok, sem o clima de azaração. Mas dá de imaginar a chamada do grande narrador da sessão Global de filmes vespertinos. Na real, o Jack Black se passa por professor e ensina rock n' roll aos alunos, pra curar uma mágoa com sua antiga banda. Enfim, é com o Jack Black, é bom.



Tenacious D - Uma Dupla Infernal (Tenacious D in: The Pick of Destiny, 2006)


Outro do Jack Black, mas acredito que esse não faça o tipo da Sessão da Tarde, ahhhh não. Com um humor bastante escrachado, uma porrada de palavrões, e Dave Grohl como o capeta (Belzeboo), o filme ainda conta com a presença do grandioso Dio. Conta a história de sua banda, formada por ele e Kyle Gass, de uma forma, um tanto quanto fictícia, passando por uma palheta demoníaca que tornava seu detendor o melhor guitarrista e sua banda a melhor do mundo. A história é ótima, rende boas risadas, e ainda conta com Ben Stiller, outro figuraça da comédia.


The Wonders- O Sonho não Acabou (That Thing You Do!, 1996)

Dirigido por Tom Hanks, conta também como atrativo a bela presença da filha do vocalista do Aerosmith, Liv Tyler. A história toda se passa na década de sessenta, quando uma banda, bem ao estilo dos beatles, começa a fazer sucesso com sua música, muito graças ao baterista 'substituto', que alterou o ritmo dela durante uma apresentação. O filme retrada os altos e baixos que o conjunto passa, como cada membro lidou com toda a pressão, da imprensa, dos fãs, conta com discussões internas, disputas de gravadoras, empresários, etc. Destaque vai para a cena em que a personagem de Liv Tyler, namorada do vocalista, escuta a música do 'The Wonders' pela primeira vez no rádio.


Os Piratas do Rock (The Boat That Rocked, 2009)

Originalidade. Esse sem dúvida é o grande trunfo desse ótimo filme, que narra a jornada de amigos que montam uma rádio dentro de um barco. É inspirado na revolução das rádios piratas britânicas na década de sessenta. A BBC, principal rádio do país, dedicava muito pouco tempo ao Rock, daí veio a idéia de uma rádio pirata em alto mar. A história é simplesmente fantástica, tem um ótimo elenco (Philip Seymour Hoffman no meio), e o decorrer do filme, não tem preocupação com roteiro, não gira em torno de um só assunto, o filme só vai passando, as coisas vão acontecendo naturalmente, e o final também é ótimo. O melhor do gênero que já vi.


De brinde, o trailer dos Piratas do Rock, ótima dica ae :*

Nenhum comentário: