27.1.11

10 bons motivos para curtir...

... Foo Fighters.

Os FF's me agradam à algum tempo. Sempre curtia uma música ou outra, mas todos me falavam que só os sucessos deles eram bons, o que não tocava nas rádios e o que não aparecia na TV não era bom. QUE engano. O melhor da banda de Dave, Taylor e cia. está justamente em músicas que não são singles, grandes composições, tanto que um (ou até dois) dos maiores sucessos da banda, nem na lista está. Lá vai:

10 - Alone + Easy Target (1995)
Pra mim, o grande destaque do CD de estréia. Têm uma ótima composição, uma boa letra, e também um belo refrão:



9 - Walking a Line (2002)
Uma música que resume bem o estilo da banda. A melodia e os riffs de guitarra lembram outros grandes sucessos da banda, e o Dave berrando no último refrão foi a cereja no topo:



8 - Skin and Bones (2006)
Única, para o Foo Fighters. É isso. Acho ela totalmente diferente de qualquer outra composição da banda, e 'experimental' é pouco pra defini-la. Tudo num ótimo sentido, claro, tendo destaque para a evolução da canção, que no início é lenta e vai ganhando ritmo aos poucos através das baquetas de Taylor Hawkins. Era um B-side lançado em um EP, mas que que virou o título do CD Acústico ao Vivo, do ano seguinte. Por isso colocarei a versão ao vivo, a do estúdio só tem a parte acústica e é muito parada pro Foo Fighters:



7 - Best of You (2005)
Um dos grandes sucessos da banda, tem grande destaque a composição como um todo, desde as guitarras à bateria, passando pelo vocal e terminando com um clipe fantástico. A letra é ótima e a versão acústica ao vivo é incrível também:



6 - Breakout (1999)
O início dela é muito bom, quando entra no refrão com bateria, baixo e até mesmo a guitarra. Mas agora, o que pega mesmo são os gritos de 'Breakoooooout!' de Dave. O clipe também é muito engraçado. Por conta disso saíram até na trilha da comédia Eu, Eu mesmo e Irene:



5 - Everlong (1997)
Se David Letterman declarou que essa é sua música favorita, então quer dizer que pouca coisa ela não é. A letra é incrível, e o refrão é daqueles grudentos. O que quebra tudo é o clipe: até hoje não consigo entender, fizeram um clipe pastelão para um clássico, que segue mais a linha melosa da banda. Mas agora, que ficou engraçado o Taylor Hawkins de mulher ficou, huahauhauha



4 - Gimme Stitches (1999)
Muito pouco conhecida aqui, essa música, pra mim, tinha que estar nessa lista. O refrão é muito viciante, a guitarra já entra com um riff contagiante e segue na mesma linha. Agora, o grande destaque, sem dúvida, vai pra bateria, você toca bateria imaginária depois de um tempo ouvindo essa, hahaha.



3 - Stacked Actors (1999)
Essa música já começa à todo gás, com uma guitarra pesada e tudo mais. Durante as estrofes, parece mais um fundo de MPB (hauhaua, sério), mas quando chega o refrão, AAAAH o refrão! Perfeito! O refrão evolui na música, ele muda e ganha 'corpo' no passar da faixa, e eu acho isso muito bom. O que quebra é que não tem clipe e ao vivo eles esticam demais ela, chegando a ter até 10 minutos! Aqui vai um dos ao vivos mais 'diretos' de Stacked Actors:



2 - All My Life (2002)
Primeira música que eu curti dos caras, até hoje me agrada. O início só no vocal + guitarra é ótimo, o refrão e fácil de decorar. Pra variar, os berros de Grohl, dessa vez antes do último refrão, também se destacam.



1 - The Pretender (2007)
Essa não tem igual. O ritmo dessa é contagiante, não dá de ficar parado, a composição da bateria dela ficou perfeita, o refrão, berrado pra variar é incrível, e quando a música para de agitar um pouco, a letra hipnotiza. Simples assim.



Claaaaaro que faltou MUITA coisa ai, se eu for citar vai demorar muito também, e muita música conhecida tá fora, eu sei. Mas esses são dez bons exemplos para se conhecer o estilo da banda em geral, além de ser as que eu mais escuto mesmo :)

Era isso, falost :*

Nenhum comentário: