28.10.11

10 grandes músicas do...

Queens of the Stone Age. Simplesmente, essa se tornou minha banda favorita. Conheço a quase 4 anos (claro, já ouvia "In my head", uns 7 anos atrás, jogando Need For Speed, ahuahau) e o estilo da banda, a musicalidade e o conhecimento técnico dos caras de Palm Desert me impressionou desde o começo. Sem mais delongas, vamos à lista abaixo, que apresenta, 10 grandes faixas, para se ter uma noção básica do estilo dessa grande banda, com quase 15 anos de estrada e 5 álbuns de estúdio:

10. Better Living Through Chemistry (2000)

Segue a linha das mais pesadas, e demorou um pouco pra conquistar meu reconhecimento. Depois do "refrão", o riff derradeiro e matador fica grudado na cabeça até a entrada do grande solo que vai até o fim da faixa:




9. Regular John (1998)

Outra música com poder nas guitarras, possui grande guitarra secundário (Troy Van Leewen comanda). Os versos no refrão (Open up your eyes/Open up your room/Open up your arms) são viciantes:




8. Misfit Love (2007)

Bem diferente dos trabalhos mais antigos, Misfit Love possui uma composição mais bem elaborada, muito devido a utilização de mais elementos de masterização - o rock mais cru e direto foi deixado mais de lado. Demorei a curtir essa, mas possui grande letra, principalmente em sua parte final:




7. Feel Good Hit of  The Summer (2000)

Nicotine, Valium, Vicodin, Marijuana, Ecstasy and Alcohol. Impossível esse verso não ficar na cabeça. Possui o solo que viria a ser característico do QOTSA: desconexo, sem seguir um padrão, totalmente imprevisível e chapado. Uma das mais bem sucedidas:



6. Tangled Up In Plaid (2005)

Começa levada por baquetas ritmadas, com guitarra repetitiva e mais lenta. Mas a partir do momento que entra o refrão, tudo isso fica pra trás. O solo de guitarra de Josh Homme é outro grande destaque, além de o registro possuir uma letra vibrante:



5. Gonna Leave You (2002)

Gravada quando o grande Nick Oliveri ainda era o baixista, me surpreendi quando descobri que era ele quem fazia os vocais (bem suaves para a levada da canção) dessa. O que vicia nela é a bateria, que te leva ao início do canto, à entrada ao refrão, e chama mais atenção que o grande solo de guitarra, que fica meio camuflado:



4. Mexicola (1998)

Palmas para o baixo nessa. Os vocais de Josh também são louváveis (eu disse isso mesmo? Oo), e o solo final é outra grande mostra do poder do "Queens". Essa música representa muito bem o estilo stoner rock:




3. In My Head (2005)

Possui fantástica composição, evolução, enfim é uma baita música. Refrão grudento, solo de guitarra sensacional, e a finalera, só na guitarra e vozes repetindo o refrão? Perfeito:




2. Go With The Flow (2002)

Música que me abriu as portas ao vício nessa banda. Tem grande bateria, e guitarras pesadas. Considero uma das melhores letras do rock atual e tem no refrão seu segredo, com um backin vocal incrível. Outro diferencial dessa é o laps teel de Van Leewen que criam efeitos fantásticos ao longo da faixa. Do you believe it in your head? Viciante, logo de cara:




1. No One Knows (2002)

Impossível essa ficar de fora. Não tem como. Clássica dos caras, tem na guitarra novamente seu 'plus a mais'. A segunda guitarra tem entrada magistral no refrão. Tem grande participação da bateria no pós-segundo refrão (Talvez Dave Grohl tenha ajudado nisso). Tem solo perfeito de guitarra. Tem solo de baixo! Definitivamente, a melhor deles, e uma das melhores obras da última década:



Bom, ficam aí dez boas dicas para conhecer o Queens of The Stone Age, banda essa que eu recomendo com louvor (!).

Nenhum comentário: