23.9.11

21/09/2011

Saí daqui terça, por volta das 21:00, até que bem tranquilo. Cerveja na van? Checado. Então bora pra estrada.

Parada em Curitiba pra pegar mais uma renca e partir de ônibus. DVD do Live at Slane Castle passando, e eu só escutando o som e imaginando como seria dali menos de 24 horas. Chegando lá, pego a fila e fico desde as 8:30, revezando com alguns, claro. O ponto triste - por parte da organização - foi a abertura dos portões, que aconteceu 16:30 e não 18:00. Isso porque depois que entramos, ficamos 4 horas em pé, se empurrando, até que a banda de abertura (a britânica Foals, boa por sinal) começasse seus trabalhos. Tocaram umas 10 músicas, mas pareciam umas 30, o tempo não passava. E eis que perto das 22:00, uns vinte atrasados. Eles aparecem.

Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith e Josh Klinghofer entram com tudo e começam o show com o padrão da turnê até aqui. Monarchy of Roses é uma baita música. Depois, Can's Stop e Tell me Baby pra fazer a galera pular. Pra sussegar, nada melhor que Scar Tissue, e depois mais uma nova: Look Around. E foi essa a receita dos Peppers: intercalar clássicos com as novas, e o tempo que o CD foi lançado foi suficiente pra galera toda ficar em sintonia com a banda o show inteiro.




















Alguns pontos negativos: no meio da primeira parte do show, em Throw Away Your Television, percebi que havia algo errado com a guitarra de Klinghofer. Além de ela ficar baixa praticamente o show inteiro, Throw away quase não teve guitarra. Pra salvar, um grande solo de guitarra exibido perfeitamente pelo novo guitarrista. Mas três músicas depois, não teve jeito: não sei se por erro dele, ou do roadie (Kiedis se desculpou e disse que foi coisa de roadie, ahauhau), Josh teve que parar a intro de Under the Bridge e começar de novo. Alguns do meu lado vaiavam e pediam John. Palhaçada. Josh é um baita músico, acredito que com o tempo essas coisas não farão parte de suas apresentações.

Pouco tempo depois, um cara bem loucão que conheci pulando junto comigo e mais uns em Higher Ground, pede ajuda para subir e mostrar seu cartaz. Ele sobe no ombro de um cara ao lado e estica seu cartaz ao palco: "Flea, play Pea". Ri demais, e quando vi que segundos depois seu pedido foi atendido - essa não era prevista no set - fiquei abismado. Depois disso, mais clássicas e a Jam entre Chad e o percussionista brasileiro Mauro Refusco, muito boa. Flea pergunta pra Refusco de que cidade ele veio. Joaçaba, não é muito longe daqui, e Flea tira sarro, falando que o povo que estava no show era maior que a população da cidade natal de Mauro, ahuahuah.

O show termina com a clááááááássica Give it Away. E aquelas quatro horas em pé antes do show, que pareciam umas 10 horas, tiveram efeito contrário na hora do show. Parecia que tinha passado alguns minutos só, mas lá se iam mais de 2 horas de uma apresentação pra ficar pra sempre na memória.

As que mais me piraram: Throw Away Your Television (apesar das falhas técnicas, teve grande solo de guitarra e as imagens do telão foram demais), Me & My Friends (das antigas), Higher Ground, By the Way e Give It Away. Sim, existe vida após Give It Away, encerrando um show ainda.

Setlist:
1. Monarchy of Roses
2. Can’t Stop
3. Tell me Baby
4. Scar Tissue
5. Look Around
6. Otherside
7. Factory of Faith
8. Throw Away Your Television
9. The Adventures of Rain Dance Maggie
10. Me & My Friends
11. Under the Bridge
12. Did I Let You Know
13. Higher Ground
14. Pea
15. Californication
16. By the Way

 Encore:
17. Dance, Dance, Dance
18. Don’t Forget Me
19. Give It Away

Abaixo, duas das fotos que tirei:
Chegamos bem perto da grade

Flea, solando seu baixo, se preparando para a intro de Throw Away Your Television, se não me falha a memória (ela falha)

E claro, tem sempre aquelas que faltam. Se fosse listar aqui aquelas que curto e que poderiam estar na lista, o show duraria umas 5 horas, bem tranquilo. Mas tem músicas que eles têm tocado e que ficaram fora, como Dani California, Blood Sugar Sex Magik, Ethiopia e Parallel Universe. Além de Goddbye Hooray, minha preferida de I'm With You e Aeroplane, do quase esquecido - se não fosse o pedido do cara ao meu lado - One Hot Minute.

Mesmo assim, valeu as  mais de 12 horas de espera, sem contar na grana investida.

Nenhum comentário: