27.3.11

10 ótimas razões para ouvir...

System of a Down.

Simplesmente, essa é a banda que eu mais conheço, que eu mais me viciei. Com o hiatus de 2007 até ano passado, acabei me distanciando um pouco, mas sempre tem aquela música que eu sempre to escutando. Segue dez que destaco:

10. B.Y.O.B (2005)
Foi a música que me fez começar a curtir essa banda. No começo, achei bem estranha, era muito pesada pro meu gosto, mas depois de um tempo, estava indo à loucura quando ela tocava na rádio. Além da característica originalidade da banda estar presente nesse single, a tradicional crítica à guerra também é forte.



9. Toxicity (2001)
O refrão, os riffs, a letra, os vocais, tudo é muito bem montado, essa música marcou época. Mas como grande fã de uma boa bateria, tinha que destacar essa canção. John Dolmayan destrói na bateria nesse que é um clássico da banda.



8. Mr. Jack (2003)
Considerado um CD de B-sides, 'Steal this album' fez muito sucesso também. Desse álbum, saíram várias ótimas canções. Mas o meu destaque vai para Mr. Jack, não muito popular comercialmente, que foi uma das músicas que eu mais escutei em menos tempo. A guitarra é muito boa, extremamente pesada. Daron e Serj cantando as estrofes juntos de forma bem suave e melódica, ficou muito bom. Mas o auge fica no fim, quando toda a música ganha velocidade, seguida dos berros do Serj.



7. Chop Suey! (2001)
Talvez a música que tenha mais me deixado viciado nessa banda de descendência armena. A música que impulsionou a carreira dos caras, eu já havia escutado na rádio na época do lançamento, mas nem fazia idéia de que essa banda viria a ser o SOAD, a que eu mais escutei até hoje. O destaque dessa vai para a letra.



6. Psycho (2001)
No começo, confesso que nem gostava dessa música. Mas foi a partir dela, mais precisamente no vídeo ao vivo no Big Day Out de 2002 que eu realmente percebi que essa banda tinha algo a mais. Eu estava começando a curtir a banda com B.Y.O.B. e Chop Suey! quando vejo o vídeo: show de Shavo com a intro no baixo, a música ficou perfeita, o solo irreparável, e o destaque para o Daron, que estica o solo e faz um improviso que ficou perfeito. Marcante essa.



5. Tentative (2005)
Os primeiros riffs já te animam pelo que vem. Serj dá um show cantando, o pré-refrão com a guitarra, e o próprio refrão (No ooooone, no one's gonna saaaaave us nooooow) são muito bons. A letra recebe o grande destaque nessa.



4. Hypnotize (2005)
Um exemplo dos novos caminhos que o SOAD estava trilhando. Assim defino essa que, segue bem o nome: ela é realmente hipnotizante. Nela se percebe a evolução musical dos caras, com uma canção leve e ao mesmo tempo de atitude. O Daron dividindo o vocal com o Serj ficou muito bom. Enfim, uma ótima pedida, se trantando de System of a Down.



3. Atwa (2001)
Uma das menos bem-sucedidas comercialmente daquele que foi, sem sombra de dúvidas, o álbum de maior sucesso: Toxicity. Mas creio que essa seja uma das melhores do álbum, principalmente pela melodia pegajosa e a letra, bastante introspectiva. Os nanananana's (ótimos) que acompanham a canção, são substituídas por letras na parte final, mais pesada, junto com um magnífico solo de guitarra.



2. Aerials (2001)
Aerials é uma das melhores músicas da década, sem dúvidas. A composição da guitarra é perfeita. O baixo é impactante. A letra é única. A composição como um todo é digna de grandes canções do rock. Enfim, é outro clássico.



1. Marmalade (1998)
O que é isso? Muitos se perguntam. Praticamente desconhecida, essa é simplesmente minha música favorita do System. O CD, homônimo de 1998, é o meu preferido tb, mas as canções de toxicity, individualmente falando, são clássicas, não poderiam deixar de estar na lista. Mas Marmalade, sempre considerei minha favorita. Música rápida, tem um dos melhores riffs de guitarra do rock atual. A guitarra é perfeita, acompanhada por uma batera marcante, e um baixo hipnotizante, essa música tenho que escutar todos os dias. O que me faz gostar tanto dela? A evolução na composição da guitarra, o pré-solo, e principalmente seu solo, perfeita.



* Pra se ter uma noção, reparem a qualidade e a data do vídeo de Marmalade, de tão conhecida. HAUHAUHUA

Um comentário:

Unknown disse...

música de protesto=banguice