26.6.11

11 grandes músicas do...

Rammstein. Dessa vez não são dez, porque além de já ser sacanagem escolher dez músicas, os caras tem a tradição de sempre gravar álbuns com 11 faixas, e resolvi aproveitar o gancho. Essa banda eu já conheço a tempos, mas a partir desse ano que eu me interessei mais por ela, a ponto de já me considerar conhecedor da discografia e fazer essa lista. Ela abrange todas as fases dessa incrível banda, que tem nas apresentações ao vivo sua arma para atrair a atenção do público, e fazer outros se arrependerem de perder seus shows (eu). Começa ai:

11. Du riechst so gut (1995)

Essa músicas tem uma letra muito boa, e em suas apresentações ao vivo fica muito boa, onde o mar de gente canta em um coro só "Du riechst so gut, Du riechst so gut". O solo de guitarra mais pro fim da faixa é bem arranjado também.



10. Amerika (2004)

O grande sucesso dos caras. Primeira música deles que uns 70% das pessoas conheceu, inclusive eu. A letra satiriza demais os EUA ("Todos nós vivemos na América/A América é maravilhosa"), e tem um clipe fantástico, com eles de astronautas, tocando na lua.



9. Stirb nicht vor mir (2005)

A canção mais "diferente" da banda. Um tom extremamente melódico, num dueto com Sharleen Spiteri (que canta em inglês), que arrepia. A música é suave, calma, o refrão é incrível, e a melodia que a guitarra, mais tarde acompanhada da bateria vai levando, é fora de qualquer outra coisa que o Rammstein já tenha feito.



8. Spielt mit mir (1997)

Ótima canção, que não é tão pesada se tratando de Rammstein. O que marca nessa música é a participação do Doktor Flake nos teclados, com sua bela contribuição. Essa música não faz parte da linha das 'pesadas' deles, mas é muito bem montada, e tem um refrão ótimo.



7. Adiós (2004)

Outra música mais melódica dos caras, só que mais agitada. Possui um riff de guitarra bastante grudento, e a bateria que acompanha os vocais nos pré-refrões marcam. Ah, sem falar no grande refrão essa canção apresenta também, se tratando de melodia.



6. Asche zu Asche (1995)

Uma das primeiras músicas que me chamaram a atenção, começa com tudo, guitarras, bateria, e o teclado acompanhando. O refrão é daqueles que chama o público a cantar junto. Mas o que se destaca nessa é o que pode se chamado de 'solo' nos teclados de Flake, muito bom. Tão bom, que após o último refrão, tem a missão de encerrar a faixa, dessa vez acompanhando o refrão, que se repete. Missão muito bem cumprida pelo tecladista.



5. Spiehlur (2000)

Essa que é do álbum Mutter - meu preferido - confesso que não me chamou muita atenção de primeira. Mas a partir do momento que vi a letra, percebi o porque das melodias, e a voz de uma criança fazendo o refrão, intercalando com Tim Lindermann. Sem dúvidas, a melhor letra do Rammstein é essa.



4. Rosenrot (2005)

Rosenrooooooooot, Rosenrooooooot... O refrão, mais uma vez, é um dos destaques dessa. Outro elemento marcante dessa canção é a bateria, quando ela está pra entrar no refrão, acho ótimo. Mas o melhor de Rosenrot para mim é o baixo, muito bem trabalhado por Oliver Riedel.



3. Haifisch (2009)

Música solitária do mais recente trabalho deles (Liebe ist für alle da), Haifisch é pra mim a melhor música desse álbum. Os teclados são sempre presentes, a bateria no pré-refrão (que é ótimo e vai ganhando corpo ao longo da faixa) também é muito bem composta. Mas o melhor de tudo é o vídeo, é o que eu considero o melhor clipe do Rammstein:



2. Links 2 3 4 (2000)

Como um cara que se arrependeu de ter perdido o show deles aqui, fico eu imaginando como deve ser uma apresentação dos caras. E, na minha setlist, uma música não pode faltar: Links 2 3 4. Pessoas marchando no início, um estádio inteiro cantando o pré-refrão, e berrando Links!!! fora o berro de todos num coro no meio do refrão, essa música foi feita para estar em shows. O refrão vai ganhando conteúdo no decorrer da música, e o solo de guitarra (bem raro pro Rammstein) bem executado por Richard Kruspe se infiltra no refrão e prende as atenções.



1. Keine Lust (2004)

Outra que não pode faltar num show dos caras. Tem uma letra fantástica, que culmina num refrão extremamente grudento. Essa música é daquelas de fazer o cara pirar desde o início, é daquelas que chama o publico e pega pela melodia. A mais viciante:

Nenhum comentário: