11.2.12

8 exemplos que me levam a crer que a década de 90 foi foda


Os anos 90 sempre foram os meus preferidos, quando estou me referindo à cultura popular. Possivelmente isso se deve ao fato de que minha infância se passou nesse período. O que me leva a desacreditar nessa hipótese é que o período que eu tenho melhor lembrança, é o fim dessa década, quando já era evidente o caos que viria nos anos 2000. Passei muitas tardes de domingo na frente da TV assistindo ao Gugu/Faustão apresentando seu rodízio de grupos de pagode, quando estavam em seu auge. Os tempos passaram, conheci melhor a música, e mesmo assim, ainda não me desapeguei dos 90's. Pra fundamentar essa minha ideia, segue abaixo uma relação de algumas boas bandas que tiveram destaque na década retrasada:

Oasis - Os britânicos surgem lá nos primeiros anos, sendo o carro-chefe do britpop ao lado do Blur, só que notavelmente os irmãos Gallagher fazem mais sucesso que Damon Albarn e cia."(What's the Story) Morning Glory?" representa o auge dos caras, com sucessos como "Don't Look Back in Anger", "Champagne Supernova" e claro, "Wonderwall".




Nirvana - A primeira metade da década foi praticamente do trio de Seattle. Não tem como falar dos anos 90 sem falar de Nirvana e Nevermind. "Smells Like Teen Spirit" e "Come as You Are" são hinos da época, além de que o álbum acústico, lançado após a morte de Cobain, é único, uma apresentação histórica.




Pearl Jam - "Ten", além de contar com sucessos incontestáveis como "Even Flow", "Alive", "Oceans" e "Black", logo de cara Eddie Vedder e cia. apresentam "Jeremy" quiçá minha faixa favorita. Dentre essas bandas da relação, acredito que o PJ tenha construído o melhor debut album.




Rage Against the Machine - O RATM sustentou por um bom tempo uma geração apoiada no grunge e que praticamente teve sua dissolução em 1994. Suas críticas de impacto social levaram milhares de jovens carentes de um rock de peso saírem entoando os versos de clássicos como "Killing In The Name", "Gerrilla Radio" e "Bulls on Parade". O meu destaque vai para "Freedom".




Green Day - A década começou a ser do trio apartir de "Dookie", que traz inúmeros sucessos as paradas. "Longview", "Welcome to Paradise", "She", "When I Com Around", "Basket Case" (óbvio) foram executadas exaustivamente nas rádios e na MTV. Em 1997, "Nimrod" dá um novo gás à essa banda que, apesar de ter estourado novamente em 2004 com "American Idiot" pra mim nunca mais repetiu a qualidade da época anterior.




Offspring - Outra banda símbolo dos anos 90, o Offpring praticamente sumiu nos 2000's. Fazendo seu maior sucesso no final da década, Dexter Holland e sua turma trouxeram ao mundo o aclamado "Americana", álbum de 1998 com inúmeros sucessos. "Conspiracy of One", de 2000 (ainda de 90!) parece ter sido um suspiro do que restou do sucesso anterior, e mesmo assim ainda obteve êxito.




Raimundos - Símbolo do rock nacional, bastou virar o ano/década/século/milênio para praticamente se dissolver. Álbuns como "Lavô Tá Novo" e claro, "Só No Forevis", renderam a banda o "título" de maior sucesso comercial no Brasil na década. Hoje em dia, estão na ativa, mas sem o mesmo brilho de outros tempos, o que para muitos se deve a ausência de Rodolfo Abrantes nos vocais.




Red Hot Chili Peppers - Na estrada a quase 10 anos quando virou a década, os Peppers só estouraram mundialmente em 1991. "Blood Sugar Sex Magik", colocou o quarteto californiano na vitrine musical a nível mundial. Depois de passar por turbulências, 8 anos depois os caras lançam "Californication" com sucesso igual, senão superior, ao de 91. Apesar de ter sido bastante criticado, "One Hot Minute" de 1995, também merece seu destaque, aprecio muito esse álbum.




Nenhum comentário: