8.9.12

Música, álbum, banda da vez

Talvez a última nem tanto. Mas essa semana fiquei curioso por uma tal dupla norte-americana chamada "The Black Keys". Na verdade, eu nem sei por quê. Já tinha ouvido falar algumas poucas vezes, mas não fazia ideia do estilo da "banda". Então pesquisando profundamente (leia-se Wikipedia) resolvi baixar o mais recente trabalho dos caras.

Entiulado "El Camino", o álbum de 2011 foi uma grata supresa pra mim. Claro que comparações com os White Stripes são inevitáveis, mas acredito que os Black Keys estão em outra onda. O som deles chama mais a minha atenção até, pelo menos o desse álbum, que foi bastante elogiado pela crítica. Mantendo a mesma pegada durante seus quase 40 minutos, "El Camino" te convida pra um bis e possui grandes canções.

Músicas como "Lonely Boy", "Gold on the Ceiling", "Little Black Submarines" e "Mind Eraser" chamaram minha atenção logo na primeira audição, a cada vez que escuto o registro completo novas canções aparecerem, e quando menos percebo, o álbum todo já está na ponta da língua. Músicas curtas, diretas, com grande instrumental e a voz marcante de Dan Auerbach (quem não associa ela com a de Bono Vox?) são os destaques dessa banda de blues-rock (?), que tem um quê de Indie também.

O grande divisor de águas quando me interesso por uma banda, normalmente, é a sua performance ao vivo. E pelo que tenho visto, os caras mandam muito bem nos palcos. Contando com o reforço de outros instrumentistas (o que não acho muito legal, mas é "perdoável"), a dupla, e o jeito excêntrico (a primeira vista) do baterista Patrick Carney ganha ainda mais respeito. A voz do Bono, digo digo, Dan Auerbach, é a mesma ao vivo, ele não decepciona. Digo isso pois achei-a demasiadamente artificial, e muito desconfiado, conferi alguns vídeos de shows, e tive a boa surpresa.

Me interessei em conhecer mais da discografia dos caras, mas ainda quero escutar El Camino mais algumas vezes. Grande álbum e audição recomendada, provável que saia um review com mais detalhes dele qualquer dia desses.

Uma palhinha da dupla? Pois não, olha só:


Nenhum comentário: